O que é e para que servem as MACROS no Excel?

Talvez a melhor resposta seja outra pergunta: Para que NÃO servem as macros no Excel? As macros são sub-rotinas capazes de executar tarefas pré-programadas, normalmente ativadas por um botão. Essas 'tarefas' podem ser qualquer trabalho que possa ser executado no Excel, desde operações simples até procedimentos complexos – por isso macros podem ser úteis em qualquer trabalho.

Pense no seguinte: quando você quer imprimir um documento, basta clicar no botão que tem o ícone de uma impressora, e uma rotina pré-programada, automaticamente imprime o documento. Quando você quer colocar dados em ordem alfabética idem: basta clicar em um botão e ... pronto! Quando você tem uma macro é a mesma coisa: você cria uma rotina (personalizada) e cria um botão para executá-la.

Um exemplo. Imagine que você faz orçamentos e para isso tem uma planilha bem feita com logotipo da empresa, fórmulas que calculam totais e subtotais, etc. O trabalho é simples: você digita os dados do cliente, o nome dos produtos, preços, etc e em seguida imprime 2 cópias – uma para você e outra para o cliente. A parte chata é que, antes de fazer um novo orçamento, você tem que apagar todos os dados do cliente anterior: você seleciona uma por uma, cada uma das dezenas de células que você alterou e apaga seu conteúdo. E por mais atenção que coloque no processo, sempre escapa alguma célula.

Neste caso você poderia criar uma macro que limpasse o orçamento ao clique de um único botão. Então, vamos à prática! Vamos montar essa macro, passo-a-passo para que você possa entender melhor. Primeiro prepare uma planilha parecida com a a da figura abaixo. Observe que o orçamento já está preenchido.



Em seguida, clique na guia Exibição da faixa de opções, na opção Macro e por último em Gravar macro... A janela abaixo se abrirá:




Digite um nome para a nova macro. No exemplo da figura acima escolhemos o nome Apagador. Clique em OK. A partir de agora você deve ensinar ao Excel o que você quer que ele faça quando você executar a macro. Mãos à obra: apague o conteúdo de todas as células que devem ficar em branco para receber um novo orçamento. No exemplo acima, devemos limpar o conteúdo das células D6, D7, D8, D9, H7, H8, H9, de B15 a I24, I26, I27, I28, B30 e B31. Quando terminar o serviço, procure janela da figura abaixo, na sua tela. Clique no botão que é um quadradinho (Parar gravação).




Pronto. O Excel gravou toda a sua rotina. Agora só falta criar um botão que dispare essa Macro chamada 'Apagador'. Clique na guia Inserir, no botão Formas e serão exibidas as opções da figura abaixo:




Escolha a imagem que desejar e levando o ponteiro do mouse para o centro da tela, note que seu ponteiro estará com a forma de uma cruz indicando que agora você deve desenhar o botão - faça isso: clique em um ponto qualquer e arraste o mouse na diagonal para desenhar o botão (da mesma forma que você desenha um retângulo). Em seguida, clique com o botão direito do mouse na figura desenhada e escolha Atribuir Macro, a janela abaixo surgirá na sua tela, pedindo que você vincule uma macro a esse botão.




Clique no nome da sua macro, que deverá aparecer na lista e, no botão OK.

Agora é só fazer um teste: preencha os campos do seu orçamento e depois clique no botão que acabou de criar. Os dados devem ser todos apagados. Simples, mas muito prático. É claro que com esta ferramenta você pode fazer coisas muito mais interessantes: você poderia ter botões para encontrar e completar os dados do cliente assim que você digitar o nome dele, poderia cadastrar cada novo cliente na sua base de dados, poderia digitar apenas o código do produto e o Excel encontraria o preço e a descrição do produto, etc, etc. Este é somente um exemplo para demonstrar uma macro - este mesmo processo poderia ser feito de outras maneiras.

Neste artigo, ensinamos a atribuir uma macro a uma figura (forma), mas macros podem ser atribuídas também a botões de formulário e até mesmo a botões personalizados na faixa de opções, deixando a sua planilha de Excel com um aspecto mais profissional!

Macro é apenas uma das ferramentas que você aprende no curso de Excel Avançado da CompuClass. Se você trabalha com o Excel, não deixe de participar deste curso: você vai conhecer dezenas de ferramentas, como esta, que vão simplificar seu trabalho e aumentar a produtividade das suas planilhas.


Data: 15/05/2020