Qual é o curso de informática ideal pra você?

Quando você está procurando um curso de informática, você entra na internet e digita no seu buscador preferido cursos de informática, ou algo parecido. Imediatamente aparece uma lista com algumas escolas de informática e você, usando o seu bom-senso, clica na que parece melhor. Provavelmente na CompuClass! E para sua (in)felicidade, aparece uma lista enorme de cursos de informática. Qual escolher?

Talvez todo mundo tenha a mesma dúvida: Qual é o curso de informática que eu devo fazer? Qual nível, básico ou avançado? Curso de Excel ou curso de Access? Faço um curso de informática completo, aprendendo um pouquinho de cada? E um curso de PowerPoint? Sempre há mil perguntas e poucas respostas. Então neste artigo, e no teste abaixo, vamos tentar te ajudar a transformar a inocente busca por cursos de informática em algo mais próximo do que você precisa.


Eu preciso de um curso de Windows?

Talvez a primeira coisa a se pensar é se você tem conhecimentos suficientes de Windows. O Windows é base de tudo, os demais aplicativos como Word, Excel, Access, PowerPoint, Internet Explorer e etc rodam dentro do Windows. Quando falamos em Windows, estamos falando de conceitos básicos de abrir e salvar arquivos, saber copiar e colar entre aplicativos, gerenciar seus arquivos, organizar arquivos em pastas, copiar arquivos para um pen-drive, trocar o papel de parede da sua área de trabalho, etc.

Neste momento a versão mais atual do Windows é a 8.1, mas o mercado corporativo ainda não adotou completamente essa versão - a esmagadora maioria das empresas ainda usa o Windows 7 e até o Windows XP. Se você domina alguma dessas versões anteriores, não há necessidade de fazer um curso de informática específico para Windows 8.1! A Microsoft cria novas versões do Windows pensando que as pessoas não precisem fazer novos cursos de informática para usá-las: todos os principais conceitos permanecem inalterados, normalmente só muda a interface gráfica e por conta disso você só tem que descobrir onde “esconderam” na nova versão os recursos que você mais utiliza. E claro, aprender as novidades que geralmente são muito úteis!

Resumindo, se você já se vira bem com o Windows, mesmo que versões anteriores, gaste algum tempinho testando a versão mais atual, mas não perca tempo com um curso de informática sobre o Windows.


Curso de Excel? Curso de Access? Curso de PowerPoint? Qual curso fazer?

Esta é a decisão mais importante. Os especialistas sempre sugerem que você comece pelo final, ou seja qual é o objetivo que quer atingir depois de fazer o seu curso. Procure responder essa pergunta e você descobrirá qual é o curso de informática ideal para você.

Para ajudar, preparamos um teste com algumas perguntas e um gabarito no final para tentar ajudá-lo a escolher o curso de informática ideal para o seu caso. Por favor, responda as questões considerando o seu trabalho atual, ou a área na qual gostaria de trabalhar:


1) Você trabalha (ou gostaria de trabalhar) na área:

a) Financeira / Administrativa / RH
b) Comercial / Vendas
c) Planejamento / Auditoria / Consultoria / BI
d) TI – Tecnologia da Informação
e) Internet / Comércio Eletrônico / WebDesign
f) outros

2) A principal atividade do seu trabalho é:

a) fazer cálculos, trabalhar com números, criar planilhas
b) escrever documentos, enviar orçamentos, contratos, emails
c) manusear e analisar grandes volumes de informações
d) gestão/manutenção de recursos de TI ou Infra Estrutura
e) comércio eletrônico, gestão de informações via Internet
f) outros

3) Seu trabalho envolve:

a) gestão financeira ou de processos
b) apresentação de projetos/orçamentos/propostas
c) cadastro e análise de informações
d) suporte a usuários de informática/gestão de informações
e) internet, comércio eletrônico, webdesign e websites
f) outros

4) Para a tomada de decisões você deve analisar:

a) dados numéricos, planilhas, valores
b) longas documentações e relatórios
c) grandes bases de dados ou relatórios de sistemas de gestão (Ex.: SAP)
d) análises de infraestrutura de TI e bancos de dados
e) ferramentas para medir o desempenho de websites
f) outros

5) Você apresenta os resultados do seu trabalho em:

a) planilhas no Excel e/ou apresentações no PowerPoint
b) relatórios no Word e/ou no PowerPoint
c) em longos relatórios no Word / Access e/ou longas apresentações em PowerPoint
d) quase sempre usando diagramas e fluxogramas
e) via Internet e/ou no PowerPoint
f) outros

6) A maioria das informações que fazem parte do seu trabalho estão em:

a) planilhas
b) emails ou relatórios
c) em planilhas ou relatórios de Bancos de Dados
d) nos servidores da empresa
e) na Internet
f) outros locais




Gabarito:


Obs.: Este gabarito apenas sugere alguns treinamentos baseado nas respostas acima, para maiores detalhes visite os folhetos dos cursos ou mande um email para o comercial@compuclass.com.br descrevendo seu caso para que possamos orientá-lo.


4 ou mais respostas A: de acordo com as suas respostas, o seu trabalho tem características administrativas e no seu dia-a-dia sempre há cálculos e planilhas. Nesse caso, certamente a principal ferramenta para você é o Microsoft Excel. A CompuClass tem diversos cursos de Excel, mas você precisa avaliar quais cursos de Excel realmente são interessantes para você: se você já utiliza o aplicativo, confira o folheto do curso de Excel Básico e avalie se já pode partir direto para o curso de Excel Avançado. A maioria das pessoas que utiliza o Excel para tarefas administrativas, tem apenas os conhecimentos básicos da ferramenta, portanto se você fizer um curso de Excel Avançado, as suas planilhas já vão estar acima da média – não é qualquer um que sabe automatizar planilhas com funções condicionais, funções de procura, tabelas dinâmicas, macros e etc! Depois do módulo avançado, há outros cursos interessantes: 1) curso de DashBoards em Excel para você aprender a apresentar informações através de painéis com gráficos dinâmicos e cheios de controles; 2) Tabelas Dinâmicas em Excel para quem tem grandes massas de dados e precisa analisar essas informações rapidamente e de forma inteligente; 3) curso de Matemática Financeira em Excel se você trabalha na área financeira e quer aprender a fazer cálculos financeiros no Excel; 4) cursos de Excel com programação em VBA I e II se você quiser expandir seus horizontes no Excel, desenvolvendo verdadeiros sistemas utilizando todos os recursos de programação do Excel. Além disso, para uma pessoa com o seu perfil, o curso de PowerPoint também é altamente indicado para você aprender a fazer apresentações com qualidade realmente profissional. Considere também o curso de Project caso você também esteja envolvido com o planejamento e acompanhamento de Projetos. Se você trabalha no departamento de Recursos Humanos, confira o curso de Visio, uma ferramenta muito simples e eficiente para montar enormes organogramas e diagramas.


4 ou mais respostas B: de acordo coma as suas respostas, provavelmente você trabalha (ou quer trabalhar) na área comercial ou de atendimento / negociação com clientes. Para este perfil a recomendação inicial é um curso de PowerPoint para você aprender a criar apresentações com uma aparência realmente profissional. Bons conhecimentos de Excel também são fundamentais para você, pois hoje em dia todas as propostas, análises de custos, orçamentos e etc são feitas no Excel. Conhecimentos básicos de Excel podem ser suficientes, mas depois de fazer um curso de Excel Avançado, você vai ganhar muito tempo e precisão, automatizando as tarefas das suas planilhas – pense nisso! Se você costuma criar muitos relatórios e contratos, é importante se entender bem com o Microsoft Word: normalmente conhecimentos equivalentes ao do curso de Word Básico vão resolver seu problema, mas se você tem documentações mais complexas e longas, pense num curso de Word Avançado para aprender a utilizar recursos que vão simplificar a sua vida no aplicativo. Considere também o curso de Project caso você também esteja envolvido com o planejamento e acompanhamento de Projetos.


4 ou mais respostas C: de acordo com as suas respostas, o seu trabalho envolve o gerenciamento de muitas informações e dados. Caso essa base de dados não seja compartilhada com muitos usuários ao mesmo tempo e não haja sistemas consultando essa base automaticamente, o Microsoft Access é a ferramenta indicada. Caso esses dados sejam utilizados por algum aplicativo e dezenas de usuários consultam essas informações constantemente, normalmente é utilizado um servidor de Bancos de Dados, o Microsoft SQL Server. Há exceções a essa “regra”, mas normalmente essa é a lógica. A CompuClass tem cursos de Access Básico, Avançado e com programação em VBA. Também temos cursos de SQL Server, módulos I e II. Sugerimos que você verifique os folhetos desses cursos para ver em qual nível você se enquadra. Tanto o Access, quanto o SQL Server, são capazes de gerar relatórios muito interessantes, mas dependendo do tipo de análises que sejam necessárias no seu dia-a-dia, pode ser uma boa solução utilizar o Microsoft Excel para analisar essa massa de dados: os cursos de Tabelas Dinâmicas em Excel (com PowerPivot que permite acessar dados facilmente no Access e no SQL) e o curso de DashBoards no Excel podem fazer você se destacar no mercado!


4 ou mais respostas D: as suas respostas indicam que você é (ou vai ser) um profissional da área de TI – Tecnologia da Informação. Nesta área há muitos caminhos a serem seguidos, mas o indicado é sempre começar pela base e construir um currículo completo. O primeiro passo é aprender a mexer com o hardware – se você ainda não domina o assunto, a CompuClass tem o curso de Hardware sobre Montagem e Manutenção de computadores com Windows e Linux. Como hoje todos os computadores de uma empresa estão ligados em rede, compartilhando informações, impressoras e o acesso à internet, o segundo passo quase obrigatório é aprender esta tecnologia no curso de Hardware II – Redes e Cabeamento. Se a ideia é trabalhar no gerenciamento de usuários e recursos da rede, o curso de Windows Server é o próximo caminho a ser seguido. Se o objetivo é administrar a parte de Banco de Dados, faça os cursos de SQL Server, módulos I e II. Trabalhar no departamento de TI também significa acompanhar projetos de implantação de sistemas e de desenvolvimento de projetos, então considere também fazer um curso de Project. Por outro lado, se você está entrando na área de TI, é provável que você comece pela área de suporte ao usuário, o que em muitos casos significa também dar suporte em Windows e Office, e portanto cursos de Excel, Access e etc também são importantes para o seu currículo!


4 ou mais respostas E: de acordo com as suas respostas, o seu trabalho é (ou será) relacionado à Internet. A CompuClass tem diversos cursos voltados ao desenvolvimento de websites ou intranets. Para qualquer profissional que pretende começar nesta área, o primeiro curso é o de HTML + CSS, que ensina desde o “zero” a linguagem HTML, que é a base para montar qualquer página ou site para a Internet. Fazer esse curso é fundamental para entender como funciona a criação de um site e, obviamente, aprender a explorar todos os recursos do HTML e do CSS – confira o folheto do curso! Nesse curso que você descobrirá que no desenvolvimento de um site há diversas linguagens e tecnologias disponíveis para acrescentar recursos e funcionalidades a um website. A CompuClass oferece cursos para as linguagens e tecnologias mais populares: curso de JavaScript + jQuery para acrescentar interatividade ao seu site, curso de CorelDraw para criar a parte visual do site, curso de TableLess para deixar o site de acordo com as mais recomendadas práticas de montagem de sites, e os cursos de PHP ou ASP para criar sites com acesso a Bancos de Dados, como os de comércio eletrônico. Entretanto se você não tiver interesse em aprender tantas tecnologias, considere o curso de Joomla!, que permite criar sites muito interessantes de forma rápida e simplificada – confira o folheto desse curso para maiores detalhes. Não esqueça também de fazer um curso de PowerPoint para saber apresentar seus projetos com uma aparência realmente profissional!


4 ou mais respostas F: desculpe, mas com este pequeno teste não conseguimos identificar qual é o melhor curso para a sua necessidade. Sugerimos que entre em contato com o nosso atendimento pelo 11 3284.7388 ou pelo comercial@compuclass.com.br: será um prazer conversar com você para entender o seu caso e indicar qual o caminho a ser seguido – afinal, em absolutamente qualquer área, sempre usamos um computador e nesse computador sempre há softwares que você precisa dominar bem para avançar na sua carreira profissional. A CompuClass está a mais de 15 anos no mercado de treinamentos de informática e tem um portfólio com mais de 30 cursos: certamente um deles será interessante para você!


Qualquer dúvida, estamos à disposição!




Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática

Wildcard SSL Certificates


-