Conhecendo mais sobre instruções SQL

SQL (Structured Query Language ou Linguagem Estruturada de Consulta) é uma linguagem-padrão para acesso a dados, aceita pela maioria dos sistemas de bancos de dados como SQL Server, Oracle, etc. Se você programa em ASP, Visual Basic ou VBA, provavelmente já fez um acesso a um banco de dados através desta linguagem.

A palavra “consulta” pode causar certa confusão, dando a falsa idéia de que a linguagem SQL serve somente para pesquisar dados em uma ou mais tabelas do banco. Não é bem por aí! Com SQL, podemos inserir, atualizar ou excluir dados e até mesmo criar tabelas e definir os seus campos através de programação.

É claro que sistemas de bancos de dados mais simples, como o Microsoft Access, não dão suporte a todas as funcionalidades da linguagem SQL, mas as instruções mais comuns podem ser utilizadas da mesma forma com praticamente todos os bancos de dados. É o caso dos exemplos com a instrução SELECT, utilizada para selecionar dados de um banco, que vamos mostrar aqui.

Imagino que você já tenha alguma familiaridade com a linguagem SQL e a instrução SELECT. Pretendo mostrar aqui algumas possibilidades adicionais para a SQL, indo um pouco além dos exemplos triviais com os quais aprendemos a utilizar esta linguagem.

A tabela abaixo mostra o nome, a idade, o salário e o departamento de cinco funcionários de uma empresa. Suponha que a tabela foi gravada no seu banco de dados com o nome “Funcionarios”.
 

Nome Idade Salario Departamento
Samuel 25 2.000,00 Finanças
Fábio 23 1.700,00 Marketing
Márcio 28 1.100,00 Finanças
Marcos 31 1.500,00 Marketing
Ronei 27 1.000,00 Marketing



SELECIONANDO ALGUNS DADOS DA TABELA

A instrução SELECT é utilizada para selecionar dados de um ou mais campos de uma tabela:

   SELECT Nome, Idade FROM Funcionários

Nome Idade
Samuel 25
Fábio 23
Márcio 28
Marcos 31
Ronei 27



QUAL A SOMA DOS SALÁRIOS?

A linguagem SQL define diversas funções utilizadas para que se efetuem cálculos, como somas ou médias. Para somar valores de um determinado campo, utilizamos a função SUM:

   SELECT SUM (Salario) AS Soma FROM Funcionarios

Soma
7.300,00



QUAL A IDADE DO FUNCIONÁRIO MAIS VELHO?

Para encontrar o maior valor de um campo, utilizamos a função MAX:

   SELECT MAX (Idade) AS MaiorIdade FROM Funcionários

MaiorIdade
31

Analogamente, existe a função MIN, que é utilizada para se encontrar o menor valor de um campo.
 


QUAIS DEPARTAMENTOS EXISTEM NA EMPRESA?

Se simplesmente mandamos selecionar o campo “Departamento” da tabela “Funcionários”, obtemos o resultado abaixo:

   SELECT Departamento FROM Funcionarios

Departamento
Finanças
Marketing
Finanças
Marketing
Marketing

Note que as repetições neste caso não são eliminadas. Porém, se desejamos apenas obter uma relação de todos os departamentos existentes na empresa, utilizamos a palavra-chave DISTINCT:

   SELECT DISTINCT Departamento FROM Funcionários
 

Departamento
Finanças
Marketing



QUAL O SALÁRIO MÉDIO EM CADA DEPARTAMENTO?

Já sabemos como calcular a média de todos os salários. E se quiséssemos calcular a média de salário de cada departamento? Precisaríamos agrupar os dados por departamento: para isso utilizamos a cláusula GROUP BY:

   SELECT Departamento, Avg (Salario) AS SalarioMedio FROM Funcionarios GROUP BY Departamento

Departamento SalarioMedio
Finanças 1.550,00
Marketing 1.400,00


Como você pode ver, os recursos da linguagem SQL vão muito além do que podemos imaginar em um primeiro momento. Muitas vezes, escrevemos linhas e mais linhas de código para atingir um resultado que poderia ser conseguido com um ou dois termos da SQL que ainda não aprendemos. Podemos poupar muito trabalho se conhecermos mais profundamente o que a linguagem SQL tem a nos oferecer.

Julio A. Macedo Jr -- 30/07/2015


Al. Santos, 1293 - 9° andar  |  Jd. Paulista - São Paulo-SP  |  11 3284-7388


Copyright © 2017 by CompuClass Informática


-